Chakras: O Mapa da Alma – Guia básico para a jornada

A palavra chakra vem do sânscrito que significa “roda” ou “disco”, chakras são centros de energia que desempenham papel crucial no equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Eles são pontos energéticos que percorrem o corpo humano conectados entre si e distribuem sua energia pelos nadis, canais de nutrição de órgãos e sistemas. Portanto, o desequilíbrio ou bloqueio no fluxo de um dos 7 chakras interferem na harmonia do corpo e no bem-estar e saúde holísticas.

Estudados há milhares de anos e parte integrante de crenças e práticas espirituais do hinduísmo, budismo e yoga, cada chakra tem um associação com um órgão, cor, pedra, elemento e função. Explorá-los e compreendê-los é embarcar numa jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.

 
Lista de funções:

1º chakra: Sobrevivência

2º chakra: Desejo e prazer

3º chakra: Poder e segurança

4º chakra: Amor e carinho

5º chakra: Audição

6º chakra: Visão e intuição

7º chakra: Compreensão

 

 

Os Sete Chakras

 

    Chakra Raiz – Muladhara

É o chakra da sobrevivência, nos dias de hoje relaciona-se a segurança financeira, prosperidade, família. Localizado na base da coluna, perto do cóccix. Sua cor é o vermelho, sua pedra é o rubi ou granada e seu elemento é terra.

Caso equilibrado, você sentirá uma sensação de realização ao pensar em bens materiais como dinheiro e moradia.

Se em desequilíbrio, você notará dificuldade de evolução profissional e sentirá como se houvesse impecilhos para realizar seus sonhos; se hiperativo pode ficar muito apegado a bens materiais.

Mantra: lam

 

    Chakra Sacral – Svadhishana

É o chakra do seu Eu, sua identidade, é responsável por nossa criatividade, sexualidade, emoções e prazer, com ele em equilíbrio desfrutamos da vida. Localizado abaixo do umbigo em direção ao centro do corpo. Sua cor é laranja, sua pedra é coralina ou topázio imperial e seu elemento é agua.

Caso equilibrado, você aprecirá os prazeres da vida sem exageros.

Se em desequilíbrio, quando chegada a hora de colher os frutos do seu trabalho você tem dificuldade de aproveitar; se hiperativo pode estar passando por problemas com vícios.

Mantra: vam

 

    Chakra umbilical – Manipura

É o chakra do poder pessoal, vontade e autoestima, é responsável por nós assumirmos o controle de nossas vidas, nos sentirmos determinados e empoderados. Localizado no plexo solar, acima do umbigo. Sua cor é amarelo brilhante, sua pedra é jasper amarelo ou âmbar e seu elemento é o fogo.

Caso equilibrado, temos a energia necessário para mudar, adotar novos hábitos, enfrentar desafios.

Se em desequilíbrio, pode levar a falta de confiança, baixa autoestima; se hiperativo pode resultar em agressividade e falta de empatia.

Mantra: ram

 

    Chakra cardíaco – Anahata

 

É o chakra do amor, tanto próprio como amor por outras pessoas, associado à saúde, compaixão e cura. Localizado logo acima do coração. Sua cor é verde , sua pedra é o quartzo verde ou esmeralda e seu elemento é o ar.

Caso equilibrado, sua capacidade de amar está em pleno funcionalmente, tanto amar a si mesmo como sua compaixão pelos outros.

Se em desequilíbrio, pode levar a diminuição de empatia, dificuldade de relacionar-se e tendência ao isolamento; se hiperativo pode resultar em perda de limites pessoais, como sacrifícios em nome do amor.

Mantra: yam

 

    Chakra laríngeo – Visuddha

 

É o chakra do comunicação, assim como a audição é percebida através de vibrações o éter, elemento o qual é associado, vibra para então ser percebido. Localizado no pescoço e ombros. Sua cor é azul claro , sua pedra é turquesa ou água marina e seu elemento é o éter, o espaço.

Caso equilibrado, traduz-se na habilidade de boa comunicação, facilidade em achar as palavras corretas e transmitir suas ideias com bondade e verdade.

Se em desequilíbrio, pode levar a quietude e timidez, é uma luta conseguir expressar suas emoções e sentimentos; se hiperativo pode resultar em dificuldade de ouvir os outros, tendendo a interrompê-los ou falar mais alto.

Mantra: ham

 

     Chakra frontal – Ajna

 

É o chakra da percepção, é usado para percener o mundo exterior assim como vefr o reflexo do nosso próprio mundo interior. Talvez seja o mais famoso entre os chakras devido sua relação com a glândula pituitária, conhecida como o terceiro olho. Localizado no centro da cabeça. Sua cor é indigo,  sua pedra é safira ou sodalita e seu elemento é a luz, com a qual conseguimos enxergar o mundo externo.

Caso equilibrado, traduz-se na sintonia entre o mundo físico e espiritual, o seu sexto sentido está ativado e em pleno funcionamento assim como os outros cinco sentidos.

Se em desequilíbrio, pode prejudicar sua intuição ou tender não escutá-la, sua imaginação encontrasse reprimida e visualizar seu mundo interior é mais difícil; se hiperativo a realidade física acaba sendo deixada de lado e seu foco total é em atividades psíquicas como astrologia e experiências paranormais, viver o eu agora no mundo físico acaba sendo esquecido.

Mantra: om

 

    Chakra coroa – Sahaswara

 

É o chakra da consciência, da conexão e seu magnetismo. Sua localização é no topo da cabeça. Sua cor é violeta,  sua pedra é ametista ou flurolita e seu elemento é o pensamento, com o qual ocorre a manifestação e regulação de tudo.

Seu equilíbro é o objetivo de todos os que estão familiarizados com o universo dos chakras, é vencer os males e sofrimentos da nossa vida humana e alcançar o nirvana. Portanto ele está constantemente em desequilíbrio pois somos humanos e não pode ser hiperativo pois a energia universal é infinita.

Mantra: ah

 

Gostou do nosso resumo dos 7 chakras? Curte esse tipo de contéudo? Comenta abaixo para que nos deixar ciente.

Para mais informações sobre como ativá-los, posições de yoga e disfunções físicas relacionadas, acesse os links abaixo:

Os 7 chakras – Guia completo para equilibrar o corpo e a mente 

Os 7 chakras – O manual prático e completo para iniciantes

– Kiri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima